Reading: Piauí confirma 1º caso de varíola dos macacos

Piauí confirma 1º caso de varíola dos macacos

04/08/2022

O paciente é um homem de Batalha, de 46 anos, que já se recuperou dos sintomas e não apresentou sequelas.

O Piauí confirmou, nesta quinta-feira (4), o primeiro caso de varíola dos macacos, a monkeypox. O paciente é um homem de 46 anos, de Batalha, no Norte do estado, que teve contato com pessoas que estiveram fora do Brasil e apresentou os sintomas em 3 de junho. Ele cumpriu isolamento de 21 dias, já está recuperado dos sintomas e não teve sequelas. O estado ainda tem cinco casos em investigação.

“Já informamos ao paciente, entramos em contato com a vigilância da cidade. Ele teve contato com pessoas que estiveram no estrangeiro, e o sistema de vigilância nacional foi comunicado para todo o estudo de vínculo epidemiológico”, Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde da Sesapi.

Segundo Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ao todo o estado teve nove casos notificados, um confirmado e cinco sob investigação, em quatro municípios, um deles é um idoso que está internado em Parnaíba.

As cidades com casos notificados foram Parnaíba (dois casos), Esperantina, UniãoCurralinhosHugo NapoleãoBatalha (caso confirmado) e Teresina. Dos nove casos notificados, três foram descartados.

Deixe um comentário