ENEM 2020

Candidatos ao Enem 2020 usarão máscaras da entrada até a saída, diz MEC

Em casos de recusa, o participante poderá ser eliminado.

ENEM 2020

ENEM 2020

Os candidatos à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão que usar máscaras desde a entrada nos locais da prova até a saída, independentemente de realizarem a versão digital ou impressa da prova. A decisão foi publicada em uma retificação do edital pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31/07).

Apesar da obrigatoriedade, os estudantes poderão levar uma máscara reserva para trocar durante a aplicação. Em casos de recusa, o participante poderá ser eliminado. Da mesma forma, quem não estiver usando a proteção no dia ficará impedido de entrar no local de aplicação.

O edital da prova precisou ser alterado para a atualização nas datas do calendário. Agora, ao invés da aplicação ocorrer em novembro, como indicado antes da pandemia do novo coronavírus, os testes serão realizados em janeiro e fevereiro, com divulgação dos resultados em março. Além disso, as regras também precisaram ser modificadas para ficar de acordo com as medidas de contenção da Covid-19.

“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação”, pontuou, o edital.

Porém, para a identificação do estudante, o participante poderá tirar a máscara para checagem com os documentos. Ainda assim, o texto indica que o manuseio do equipamento deve ser feito pelas laterais, como indicado pelo Ministério da Saúde. A medida também atinge os acompanhantes das lactantes, mas exclui os candidatos com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais, e outras deficiências especificadas no momento da inscrição.

Entes os 5,8 milhões de participantes já se inscreveram no edital, 96 mil farão a prova virtualmente. Além da obrigatoriedade do uso da máscara, o edital pede que o distanciamento entre os alunos seja respeitado no momento de preparo para o exame.

Confira o novo cronograma do Enem:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro;

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro;

Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas com problemas de estrutura);

Resultados: a partir de 29 de março

Fonte: Metrópoles

Dê sua opinião: